10/12/2007

Convidados CILXJAM em Outubro

Queremos informar da continuidade do CILXJAm, que decorreu durante todo o Verão, com as sessões semanais do costume ao Domingo, das 17.30 ás 20 horas, no Forum Dança. Esta continuidade da prática é um aspecto importante, que queremos manter. Mas se assim vem acontecendo é, claro, graças à participação regular ou pontual dos membros deste grupo e à contínua chegada de novas pessoas trazidas por eles, ou vindas por iniciativa própria a quem queremos agradecer vivamente.

A organização de sessões periódicas com convidados mesmo no pino das Férias também contribuiu para continuar o diálogo com outras artes e comunidades de CI. Em Julho tivemos o percussionista, Alix, e em Agosto o performer catalão, Alberto Fernandez (organizador do Festival Internacional de CI e Movimento de Barcelona), acompanhado da maravilhosa performer, Marina. Agradecemos-lhes também enormemente.

Desde que recebemos o Edwin Adkins (CI de NY), temos mantido o aquecimento opcional facilitado alternadamente por nós (Sofia Fitas e Isabel Valverde). Este período inicial de 30 minutos, logo a seguir ao círculo de abertura, tem sido tremendamente benéfico para o Jam. Focaliza a prática em princípios fundamentais do CI e contribuí para gerar um sentido de grupo no desenrolar do jam.

Neste arranque de Outono quente, queremos informar da nossa intenção de continuarmos com a participação de professores e músicos convidados nacionais e estrangeiros com uma frequência regular. Assim, de seguida temos o maior prazer de anunciar os nossos convidados mais recentes Pramod (Domingo passado, dia 7) e Sílvia Pinto Coelho (Domingo próximo, dia 14).

Contamos com a vossa participação e apoio a esta iniciativa voluntária!!!
Abraços,

cilxjam organizadoras


PRAMOD
Domingo > 7.10.2007 > 17.30 ás 20 h

"O nosso ser vivendo cada instante do presente em toda a sua intensidade, em busca da harmonia renovada do corpo integrado no meio onde se move, criando bases para uma criação segura e feliz.

O processo inicia-se com a busca de um estar mais presente através de meditações do momento guiadas por Pramod, pelas técnicas de meditação activa de Osho, respiratórias dos sufis, xamânicas e outras. O passo seguinte é a descoberta da raiz, da confiança necessária para a experimentação e descoberta, a base que se quer firme. Voar torna-se possível quando a ligação à terra está sempre presente, o mínimo de esforço para o máximo de resultado.

A viagem do Easy Motion continua trabalhando com a forma de contacto-improvisação que resulta da fusão de todas as práticas por onde Pramod vai passando: técnicas de movimento criativo e reequilíbrio corporal (contacto-improvisação, body-mind-awareness, shiatsu, yôga, etc), capoeira, artes marciais japonesas (judo, kempo e taido), chinesas (kung-fu toa e flor-de-lótus, nunchaku e tai-chi), e ainda técnicas de voz e canto, à descoberta da nossa verdadeira voz, redescobrindo o fácil, a nossa dança total.

O Easy Motion é parte do trabalho de Pramod com os Encontros do Umbigo, para mais informação poderás visitar www.encontrosodumbigo.com



SÍLVIA PINTO COELHO
Domingo > 14.10.2007 > 18 ás 20.30h (ATENÇÃO desta vez inicia mais tarde)

“O contacto-improvisação é para mim uma das maiores referências de aprendizagem de civismo, expansível a todas as áreas da vida/cultura Humana.

A importância de ganhar clareza sobre o lugar onde estamos em cada momento, onde está o outro, ou os outros e tudo o que nos rodeia, com vários níveis de consciência, sobrepõe-se à necessidade de fazer juízos de valor.

Através da exploração da proprioceptividade, de tipos de toque e do uso da gravidade em nosso favor, podemos aprender a brincar com o que temos, resistindo à tentação de desejar que as coisas aconteçam e de projectar as nossas histórias nos outros, querendo antecipar os seus desejos.

Para ganharmos essa clareza precisamos de muito tempo de observação e de espera, por isso não me ofereço para ensinar nada num aquecimento que faça, apenas sugerir que façam o mínimo possível para que as coisas aconteçam por si. Para isso, irei sugerir um, ou dois exercícios de escuta a pares.”


Sílvia Pinto Coelho é bailarina, coreógrafa e professora. Criou: Insectos, Porto, 1997; Corar, Coimbra e Almada, 1999; Instalação para tanque circular, CENTA 1999; Capítulo da Indiferença ou algo semelhante, Lisboa, 2000; Kula, Berlin e Leipzig, 2004, juntamente com Anka Baier e Gyuri Barkoczi; Einzimmerwohnung, Berlin, Madrid, Vila Real, 2004 e Doce com a colaboração de Rafael Alvarez, a estrear em 2007.

Sem comentários:

 

KudoSurf Me!