4/26/2013

Programa Sábado 27 DANÇAS HÍBRIDAS / Ciclo de Workshops e JAMS

DANÇAS HÍBRIDAS / 
Ciclo de Workshops e JAMS

Sábado 27
Fábrica do Braço de Prata (Poço do Bispo)
Workshops

17h-19h  Sala Wittgenstein ou no exterior
Tai Chi - Arte de Meditação em Movimento  | Cristina Sales

O Tai Chi é uma arte marcial chinesa interna – que activa a fonte de energia interior – e cujos princípios filosóficos remetem ao Taoísmo. É uma arte de meditação em movimento. Movimentos circulares e suaves, efetuados de forma fluida e contínua sem utilização de força física, que procura o equilíbrio e harmonia dos opostos – Yin/Yang. Os textos clássicos orientam a: Vencer o movimento através da quietude; Vencer a dureza através da suavidade; Vencer o rápido através do lento. Esta arte marcial promove a saúde oferecendo uma referência de tranquilidade e equilibro dos aspetos físicos, emocionais, mentais e espirituais, sendo mesmo considerada um dos métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa. 
A PRÁTICA O Tai Chi Chuan com os seus movimentos suaves e circulares, não exigindo esforço físico, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, em recintos fechados ou abertos, não requerendo equipamento específico, apenas roupa e calçado confortável. Deve ser entendido como um caminho, não um destino, em que cada praticante evolui de acordo com o seu ritmo de aprendizagem e a suas facilidade em absorver a sequência dos movimentos e em coordenar a mente, o corpo e as emoções. Aprendida uma sequência – forma – pode ser praticado indefinidamente, aprimorando-se a concentração, o relaxamento, a fluidez e a leveza, dia após dia.
 
BENEFÍCIOS O Tai Chi acalma a mente enquanto liberta o corpo de tensões permitindo que a energia natural flua através deste. Promove o equilíbrio dos aspetos físicos, emocionais, mentais e espirituais. 
Entre os seus benefícios estão:

·       Acalmar o sistema nervoso enquanto aumenta a energia 
.       Melhorar a qualidade do sono tornando-o mais reparador
·       Apurar os vários sentidos potenciando o estado de alerta
·       Desenvolver a capacidade de concentração e focalização
·       Fornecer tranquilidade e lucidez
·       Melhorar o funcionamento do coração e a circulação sanguínea
·       Auxiliar a digestão
·       Tornar flexíveis as articulações e melhorar a mobilidade
·       Combater a osteoporose
·       Promover o controlo das emoções

Cristina Sales, nasceu em Lisboa onde estudou desde cedo Dança Clássica, Jazz e Contemporânea. A sua ligação às Artes Marciais Chinesas teve origem em 2004 e desde aí tem trabalhado com o Mestre chinês Wu Xuan principalmente na modalidade de Tai Chi mas também em Chi Kung e Kung Fu. É Treinadora de Tai Chi certificada pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas desde 2010. Pertence à APKFXW – Associação Portuguesa de Kung Fu Xuan Wu, e à Chin Woo Portugal (www.chinwookungfu.com). Ensina Tai Chi em: Progresso Clube, Algueirão, Sport Algés e Dafundo, Algés, Jardim de Paço de Arcos, Parque Urbano de Miraflores, Parque Marechal Carmona em Cascais, Academia ARTEMOVE, Cascais cristina.taichi@gmail.com , www.facebook.com/Cristina.TaiChi
19h-21h  Tango Argentino | Cristina Sales
+ Apoio de Jorge Dias

Nesta sessão abordamos os elementos básicos do Tango Argentino, como a Caminhada, os diversos tipos de Abraço, os Boleos, as Sacadas, os Giros, etc. mas principalmente desenvolvemos de forma equilibrada as várias facetas necessárias a utilização do tango como forma de expressão e comunicação: a técnica pessoal, a conexão com o parceiro, a musicalidade, a criatividade, a navegação na pista de dança e a integração no grupo.
O Tango Argentino é fruto do encontro de diferentes culturas musicais da Europa, de Africa e da América. Como dança social a par, originou-se nos distritos pobres de Buenos Aires e Montevideo e tornou-se popular entre os milhares de imigrantes europeus. No ínicio do século XX, bailarinos e orquestras de Tango levaram-no até à Europa, começando por Paris onde se verificou o primeiro boom, logo seguido de Londres e Berlim. Em 2009, o Tango Argentino foi declarado Patrimonio Cultural da Humanidade da Unesco.  O Tango mistura o drama, a paixão e a sensualidade como nenhuma outra dança social.
Podemos considerá-lo como uma forma de expressão e comunicação não verbal, através da qual se podem exprimir as mais variadas emoções, dependendo do estado de espírito, da personalidade de cada um dos bailarinos, da música, do ambiente, do grupo e evidentemente do grau de mestria dos bailarinos. É uma forma de poesia sem palavras.

Cristina Sales nasceu em Lisboa onde estudou desde cedo Dança Clássica, Jazz e Contemporânea.  Descobriu o Tango Argentino em 1999, em Lisboa, mas a necessidade de compreender mais profundamente as várias facetas desta dança levou-a a viajar e a desenvolver a sua técnica e conhecimentos com vários ‘Maestros’ dos quais destaca Pablo Villlarazza & Dana Frigoli, Eric Jorissens, Chicho Frumboli, Sebastien Arce & Mariana Montes, Gustavo Naveira, Esteban Moreno & Claudia Codega. cristinassm@gmail.com


21h-23h Contacto Improvisação | Isabel Valverde

Introdução à Contacto Improvisação e seus fundamentos somáticos no acordar das múltiplas percepções sensoriais proprioceptivas / cinestésicas e interoceptivas  (órgãos/sistemas internos, respiração, fluidos, temperatura, outros) e exterioceptivas (tacto, visão, audição, olfato) progredindo no sentir do próprio corpo interior, a acção da gravidade, o ar, o contacto com a superfície e entre corpos em comunicação no tempo e espaço da experiência. Convite à imaginação sensual da percepção como acção de escuta e espera na conexão com o seu e outros corpos a partir da energia e matéria sistémica e celular em constante fluxo comunicante. Num fluir progressivo da expansão perceptiva e do movimento em contacto físico, aprendemos a partilhar o peso, explorando o rolar chave do ponto de contacto através dos padrões básicos de desenvolvimento motor – do acomodar e empurrar ao alcançar e puxar em situações do chão à vertical. Impulso e momentuum em voos baixos. 

Isabel Valverde é coreógrafa, performer e investigadora transdisciplinar praticante de Contacto Improvisação há mais de 20 anos em Amesterdão, São Francisco, Los Angeles e Lisboa. Co-fundadora e co-facilitadora da CILxJam - Contacto Improvisação Lisboa Jam (2006-presente). Licenciada em Dança (FMH/UTL), completa a School for New Dance Development (SNDD/AHK) onde estuda Improvisação com Simone Forti Coreografia Pauline de Groot, Susan Rethorst, Karen Bernard, Contacto Improvisação Kirstie Simson, Técnica de Alexander Eva Karczac, Release and Alignment Mary Fulkerson, John Rolland, Ria Higler, Body-Mind Centering Trude Cone, Hands-On Howard Sonenklar, and Vídeo Cathy Weis, Mark Tompkins, entre outros. Na Califórnia (1996-2005) BMC K.J. Holmes, CI Kirk Andrews, Mary Herzog, BMC Teri Carter, Action Theatre Sten Rudstorm, Tai Chi Seth Leon, Iyengar Yoga Jacqueline Shea Murphy, enquanto realiza Mestrado em Inter-Artes (SFSU) e Doutoramento em História e Teoria da Dança (U.C.R.). Dirige Centro para as Artes e Tecnologias/IHSIS, e é investigadora associada do GAIPS - Grupo de Agentes Inteligentes e Personagens Sintéticas/INESC-ID onde desenvolve trabalho em Performance/Dança Somática-Tecnológica. Ensina Dança no Instituto Piaget. http://isabelcvalverde.blogspot.com


         23h-1h ...                        JAM    Interdisciplinar
                       movimento/dança som/música imagem/vídeo

 Música ao vivo | Aves Migratórias
As Aves Migratórias (e a Cultura Emergente)
“As Aves Migratórias” consiste num projecto que visa dar corpo ao voo das aves enquanto metáfora da migração e transformação de culturas, conhecimentos, tradições, consciências e potencialidades, num mundo amplamente conectado e permeável, rico em complexidades e interdependências, com o intuito de proporcionar as condições favoráveis à emergência de uma nova cultura assente na harmonização da vida no planeta e no Cosmos. O Voo das aves representa o movimento de transformação no Ser que rompe com as antagonias do exterior/interior, individual/colectivo, novo/velho, estabelecendo um fluxo contínuo entre a intersubjectividade e a objectividade, promovendo o unum in diversis e a diversidade pela Unidade.
Através da música e outras formas de expressão artística como a projecção de imagens, a poesia e a expressão dramática, o grupo procura transmitir uma mensagem: O (re)despertar da Sensibilidade e da Compaixão; O desvendar dos mistérios do Planeta e do Cosmos; A Integração através do fluxo natural do rio dos acontecimentos motivado consciente e inconscientemente pela necessidade e urgência do Retorno à essência, de Religação e Harmonização global.
Estas Aves trabalham o seu projecto na região fluvial iluminada pela simbologia dos descobrimentos – Belém -  e  provêm das mais diversas áreas: Música, Antropologia, Teatro, Física, Matemática, característica que confere riqueza e diversidade em tudo o que os inspira...
Pela música apresentam-nos temas originais assentes num estílo próprio podendo, contudo, integrar-se no ambito da música de fusão. Não obstante, a sua originalidade e autenticidade transcende qualquer designação que não seja a da sua expressão: “aves migratórias”.
O grupo pretende também divulgar a riqueza do património natural (fauna,flora,paisagens) através da exibição de fotografias, apelando à sensibilidade, valor, fragilidade e preciosidade deste tema. Esta é na realidade um Coração-motor comum e basilar do seu voo...
Simbolo vivo da liberdade, do fio de ariadne que atravessa as diversas tradições, artes, economias, políticas, sistemas filosóficos, ciências, crenças, religiões, e que tudo alquimiza ao encontro de um novo espírito de (re)adaptação – a bussola interna das aves, Mestres da poesia...

http://www.youtube.com/watch?v=uKHMs_WkHx4  "Through the looking glass"

http://www.myspace.com/asavesmigratorias
contacto: cosmocabral@gmail.com
instrumentos: Tabla, Guitarra eléctrica, Hang, Congas, udu-drum, Violoncelo, Contra-baixo, Kora, percussões diversas. 





Participantes: estudantes/artistas e todos os interessados em Dança, Improvisação e Contacto
Inscrições Doações Prévias ou no local: workshops 5€; jams 5€; dia 10€; livre trânsito 30€
Efectuar transferência para NIB: 003500540009866810022 e confirmar por email, Obrigada!

Notas:
- Jam gratuita para participantes em workshop;
- Número de participantes limitado à lotação dos espaços;
- Ninguém será impedido de participar por falta de meios;
- Aceitam-se voluntários;

+ info: http://contacto.improvisacaolxjam.blogspot.com email: cilxjam@gmail.com telef: 925209084
Join FaceBook Event: https://www.facebook.com/events/442570925830609/

Sem comentários:

 

KudoSurf Me!